As ervas aromáticas existem há tempos, são ervas geralmente utilizadas na cozinha por causa do seu aroma, do sabor e dos componentes nutricionais. Para além de servirem como tempero natural, muitas destas ervas têm efeitos terapêuticos, diuréticos, anti-inflamatórios, calmantes e outros.
Muitas destas ervas aromáticas, podem ser plantadas em vasos ou canteiros em casa, para quem tem um quintal, cultivar ervas aromáticas é uma boa opção, pois terá sempre elas à mão. As ervas aromáticas, são geralmente de fácil cultivo, resistentes e rápido crescimento.
Rúcula Tomilho
Utilizadas na culinária, estas ervas com cheiro, sabor e características diferentes, são adicionadas aos pratos de acordo as sua características. A seguir uma breve descrição das ervas aromáticas mais usadas, retiradas numa matéria sobre”12 ervas aromáticas para ter em casa” deste site:
Orégão: bastante conhecido nas pizzas e massas, tem um perfume muito agradável e suave e pode ser utilizado também para saladas, molhos, carnes, cremes ou um belo pão fresco. O orégão é uma erva muito comum, encontrada em qualquer local, e é vendido geralmente com suas folhas secas e miúdas em saquinhos plásticos.

Salsinha: uma erva que tem uma excelente combinação na culinária italiana, como molhos e massas. Mas, se deseja um sabor diferente, utilize em diversos pratos para aquele toque final. Ótima para decorações de saladas, como maioneses e pratos mais sofisticados.
Sálvia: com suas folhas grandes, é ideal que sejam utilizadas inteiras. Ideal para o tempero de carne de porco e frango. Fica excelente quando acompanhada de pratos que contenham alho, como sopas e cremes.
Cebolinha: cortada bem fininha é indispensável para o preparo de omeletes, sopas, purês e cremes no geral. Tem um cultivo muito fácil e é óptima para o plantio em sua horta. Importante usar sempre fresquinha, caso contrário o sabor muda e pode amargar o prato. Também pode utilizar para a finalização e decoração de muitos pratos.

Endro: sempre usada fresca, é uma erva que tem suas folhas pequenas e bem delicadas. Os melhores pratos de combinação perfeita são molhos, peixes e conservas.
Alecrim: um cheiro surpreendente que dá água na boca. Por ter um gosto mais forte, necessário que pique de um modo em que as folhas fiquem bem miúdas para que não haja exageros ao colocar nos pratos. Hambúrguer, frango, batata assada e carne de porco são óptimas combinações com o alecrim. Antepastos e torradas com azeite também podem ter essa erva como acompanhamento que fica uma delícia!
Coentro: se você quer carregar um pouquinho mais na pimenta, adicione o coentro que o resultado será extraordinário! A culinária nordestina (brasileira) utiliza muito dessa erva por ela ter um gosto mais marcante. Em pratos com peixes, frutos do mar, sopas e caldos também não pode faltar esse tempero. Na hora de comprar, prefira as folhas verdes e dispense as amareladas que podem desandar a sua comida.
Manjericão: a perfeita combinação com tomate. Abuse na hora de preparar o molho para as massas. Fica ótimo quando adicionado em omeletes, sopas e carnes. Lembre-se de adicionar sempre no último minuto; caso a erva entre em cozimento, o sabor modifica e o resultado não fica tão bom quanto o esperado. É também uma erva eficaz para combater aftas e males de boca quando feito chá com suas folhas.

Menta: um bom chá de menta é amado por todos, além de ter propriedades analgésicas que aliviam dores. Perfeita na mistura com alguns sabores doces exóticos, como saladas de frutas e molhos de iogurtes.
Manjerona: sua melhor utilização é com folhas frescas, mas também pode ser usada seca. O sabor não diferencia tanto e o resultado é satisfatório nas duas opções. Um prato grelhado fica ótimo com o tempero da manjerona. Pique todas as folhas e adicione um fio de azeite. Depois, é só envolver no seu peixe ou carne que ficará ótimo.
Tomilho: geralmente é uma erva utilizada seca. Pode ser inclusa em diversos pratos, como molhos para carnes a base de vinhos e manteiga, em peixes e frutos do mar, como um belo salmão, e também pode ser um substituta do alecrim em algumas ocasiões, como batatas assadas.
Tomilho Salsa
Na minha cozinha não pode faltar manjericão e orégão. E então, qual destas ervas não pode faltar na tua cozinha?