“Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.” – Leia mais aqui.
Em Angola o cenário não é diferente. A campanha de conscientização sobre o Cancro da mama também é uma realidade, empresas, hospitais, sociedade civil todos se unem em actividades em prol desta tão importante causa.
Porém, mais do que estas campanhas de conscientização, é o exame que se pode/deve fazer pois o cancro tem cura, e estas têm uma chance maior de acontecer quanto mais cedo se descobrir a doença.
Vamos nós também fazer o auto exame, fazer um exame médico e ser pro-vida mais saudável sem cancro da mama. Não são só senhoras, são meninas, adolescentes, jovens mulheres, mulheres na melhor fase, na terceira idade e inclusive homens. Pois há relatos de cancro da mama em homens.
Em Angola/Luanda temos o Centro Nacional do Cancro (CNO) na Maianga, junto ao Hospital Pediátrico, que é o Hospital público que trata da patologia, onde podemos fazer os exmaes médicos (não sei se pagos ou grátis)